Esperança de Mudança Social no Brasil

 

No último dia 04 tive o privilégio de participar do Fórum de Diversidade promovido pela ABBI. Em termos de diversidade temos andado a passos muito lentos. As estatísticas ainda são estarrecedoras. Mulheres, LGBTQIA+, negros são minoria, independente do número físicoque representam.

Tenho vergonha de admitir que algumas constatações só me ocorreram após me serem ditas na cara – sou branca, nasci como classe média, tive oportunidade de estudar em ótimas instituições, mesmo sendo algumas públicas, minhas experiências de vida incluem morar fora do Brasil e exercer profissões do meu desejo e prazer.

“Em 518 anos de Brasil, temos apenas 130 anos sem escravatura”, mas isso não é o pior, o pior é que ainda tratamos negros como subempregados, como marginais, como se sua capacidade intelectual fosse menor. Isso é um grande motivo de vergonha para nossa sociedade.

Nesta Casa temos a grande preocupação pela diversidade social e queremos sempre trabalhar para que todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos. Mas mais ainda que possam viver suas vidas como iguais. No Fórum vimos essa preocupação se tornando realidade em atitudes de grandes instituições. Ainda estamos muito distantes de um tratamento igual para mulheres, LGBTQIA+s e negros, mas somos um número cada vez maior fazendo diferença.

Agora sim uma diferença por igualdade!

Simone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *