Mês da #Visibilidadetrans !

Dia 29 de Janeiro é o dia nacional da visibilidade trans. Um dia escolhido para celebrar as vidas das pessoas trans e para lutar contra a transfobia! Esta data foi escolhida porque em 29 de janeiro de 2004, mulheres transexuais, homens trans e travestis foram a Brasília lançar a campanha “Travesti e Respeito” para promover a cidadania e o respeito entre as pessoas e que mostrasse a relevância de suas ações no Congresso Nacional. Por isso, o mês de Janeiro é repleto de textos, palestras, atividades e passeatas promovendo discussões e iniciativas que visem mudar esta realidade.

O Brasil infelizmente é recorde dos assassinatos desta população. E a perspectiva de vida de uma pessoa trans é de apenas 35 anos em toda América Latina. Até 2018 as pessoas trans estavam patologizadas como doentes mentais segundo a Organização Mundial de Saúde, o que aumentava o estigma e a descriminação sobre essa comunidade. É preciso tomarmos uma posição diante disso.

Nós da Ayne Casa de Cultura estamos ao lado das pessoas trans na luta contra toda forma de preconceito e violência e queremos que nossa casa seja um espaço de acolhimento, fortalecimento e desenvolvimento destas pessoas. Aqui queremos que elas tenham espaço para ensinar, trocar e fortalecer suas identidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *