Por que meus relacionamentos parecem sempre iguais?

Photo by Kim Green on Unsplash

Eu tenho certeza que você conhece alguém que parece que está sempre vivendo o mesmo relacionamento. E é tão fácil perceber os padrões que essa pessoa repete, mas parece que ela simplesmente não consegue ver.

Se essa pessoa for sua amigue pode ser até que vocês já tenham conversado sobre isso. E talvez ela tenha dito algo parecido com: não sei porque isso acontece comigo? Parece que troquei de namorade mas não troquei de relacionamento.

Pois eu vou te contar uma coisa: essa é a verdadeira definição de neurose.

Sem entrar em teorias ou em quem falou o que e quando, traduzindo do psicologuês,

NEUROSE É A ARTE DE FAZER SEMPRE AS MESMAS COISAS MAS SEGUIR ESPERANDO UM RESULTADO DIFERENTE.

Então, quando você observa a vida dessa sua amigue, talvez seja bem fácil perceber onde as coisas parecem que funcionam em um círculo que sempre volta para o mesmo lugar, como um hamster que corre, corre, corre naquela rodinha, sem nunca sair do lugar.

E é claro que é fácil perceber esses padrões se repetindo na vida das pessoas que nos cercam. A psicologia tem uma explicação para isso também e nem precisa de tradução. O que acontece é que quando nós não estamos envolvides emocionalmente na situação, somos apenas expectadores, basta um pouco de observação e, voilá, conseguimos enxergar e ir direto ao ponto.

Mas sabe o que é mais interessante nessa história?

É que se você for perguntar para sua amigue, aquela que não consegue entender porque ela está enroscada lá nas idas e vindas do amor, eu sou capaz de apostar que ela vai poder te dizer com toda clareza e indo direto ao ponto onde é que você está no meio do seu próprio emaranhado. Não é interessante mesmo?

Pois como você já deve estar acostumade, essa minha pausa quinzenal para falar de amor (ou será que é de outra coisa que estamos falando?), não tem nenhuma pretensão de trazer verdades e toda a intenção de colocar caraminholas na sua cabeça. Porque só quando começamos a pensar e a questionar o que estamos vivendo e fazendo com as nossas vidas é que podemos começar a fazer escolhas reais e mudar os rumos, se for essa a nossa vontade.

Então deixo aqui mais essa pergunta: será que você está repetindo padrões sem se dar conta?

P.S. para uma resposta rápida e direta, liga para aquela amigue e pergunta. Mas pergunta de coração aberto, porque pode ser que a resposta seja um pouquinho difícil de perceber assim à primeira vista, ok? E depois, se quiser, compartilha aqui comigo o que esse post fez você pensar.

Por Duda Dorea



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *