Tenho medo de ficar sozinha?

Tenho medo de ficar sozinha?

Photo by Keenan Constance on Unsplash

A psicologia concluiu sem a menor sombra de dúvida que somos seres sociais. Não só porque dependemos de outros humanos para sobreviver – nenhum bebê humano sobreviveria sem um cuidador – mas porque a única maneira que temos de aprender sobre quem somos é através do olhar o outro.

A forma como vamos aprender a amar vai depender diretamente da forma como nós fomos amados. E eu poderia ir ainda mais longe, vai depender da forma como nós percebemos que fomos amados.

Esse prelúdio todo é para chegar em uma questão não tão simples mas que parece estar entranhada na vida de todes nós, especialmente das mulheres: O medo de ficar sozinha.

Talvez porque tenhamos ouvidos por vezes demais que uma mulher solteira não tem o mesmo valor que uma mulher casada. Talvez porque casar ofereça à mulher o carimbo de “eu sou boa o suficiente para ter um homem”, mesmo que esse homem não seja bom o suficiente para mim.

E não faltam exemplos na história, desde Balzac que estabeleceu os 30 anos prazo de validade para a mulher até as próprias mulheres que tendem a excluir as amigas solteiras e as que separadas de seus círculos de relação num acordo tácito e perverso que desqualifica aquela que, provavelmente, foi sua companheira em tantos momento importantes da vida.

Estar solteira passa a ser algo como uma praga.

E o que temos a dizer sobre isso?

Talvez tenha chegado o momento de admitir que temos sim medo de ficar sozinhas e por isso excluímos de nossos círculos aquelas mulheres que aprenderam a ser felizes sozinhas. Talvez tenhamos acreditado por tempo demais que felicidade é estar em companhia de um homem, mesmo quando essa companhia nos faz sentir as mais solitária de todas as mulheres.

E mais uma vez eu tenho que dizer que não tenho respostas para essas questões. Tenho perguntas. Muitas perguntas…

Você tem medo de ficar sozinha?

(parênteses) não sei se já aconteceu com você, mas outro dia estava numa mesa com mais 4 amigas e um cidadão teve a coragem que me perguntar porque eu estava ali sozinha. Não sei se ele era míope ou só machista mesmo. Como poderia estar sozinha rodeada das melhores pessoas? Minhas amigas! (fecha parênteses)

Voltando às perguntas: será que você também acredita que estar com as amigas, ou seja, sem um homem ou uma mulher – sem ser um casal – também é estar sozinha?

Não sei como você vai responder a essa minha pergunta, mas eu confesso que estou muito curiosa. Então não me deixa no ar não, responde aqui. Vamos conversar?

Por Duda Dorea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *